Rua 28, S/N, Lote 5, Quadra 38 - Itaipuaçu - Maricá/RJ

Cremação cachorro X incineração – Qual é a diferença?

Por:  Administrador
28/04/2023

Cremação de cachorro, gatos, pássaros, hamsters, dentre outros, é uma excelente opção para trazer uma despedida digna ao seu pet, à altura do seu companheirismo e amor incondicional. Para isso, você pode contar com o Central Park Crematório e Cemitério de Animais. Prestamos atendimento emergencial, assim como planos preventivos. Aqui você pode encontrar urnas personalizadas de diversos modelos para o depósito das cinzas do seu querido amigo.

No artigo de hoje, iremos detalhar a diferença entre cremação e incineração. Muitas pessoas pensam se tratar da mesma coisa, o que não é bem assim, Continue a leitura para saber mais.

Incineração

É um procedimento que requer maquinário mais potente e específico do que para a realização da cremação, devido a necessidade dos resíduos serem destruídos por completo, como o lixo hospitalar, por exemplo, que contém micro organismo que podem trazer danos ao meio ambiente e saúde.

São praticadas durante o processo temperaturas altíssimas, que beiram entre 1400°C e 2000°C. O tipo de combustível utilizado nas usinas de incineração, mais a alta concentração de resíduos, pode causar danos ao meio ambiente, devido aos altos níveis de emissão de gases tóxicos e nocivos ao planeta.

Alguns centros de zoonose fazem o recolhimento do corpo de animais, com restrições que variam de estado para estado, mas em suma, a remoção apenas ocorre em casos de mortes causadas por doenças contagiosas para o ser humano. De qualquer maneira, lidar com essa questão não tão simples pode trazer questões desagradáveis aos donos em um momento já delicado, não sendo uma boa opção para a despedida do seu amiguinho.

Cremação

São utilizados fornos especiais, que atingem temperaturas por volta de 1000°C, o suficiente para que restem cinzas ao final do procedimento, que são destinadas aos donos. Constituídos para essa finalidade, os fornos crematórios não emitem gases tóxicos, causando zero danos ao meio ambiente e natureza.

Dependendo da causa da morte do animal, o processo é recomendado mais fortemente, pois são eliminados os riscos de transmissão de doenças infectocontagiosas para outros animais e seres humanos. 

Estão disponíveis no mercado duas modalidades de cremação, a coletiva e a individual.